sexta-feira, 6 de março de 2009

Os Lírios do Campo


Jesus gostava muito de flores e de passarinhos, de raposinhas e de cordeirinhos. Suas histórias estão repletas da presença de tantos animaizinhos e de tantas plantas das mais diversas testemunhando o quanto ele dava importância à criação, pois na verdade “tudo foi feito por meio dele e sem ele nada se fez”. Jesus usava o tempo todo em suas parábolas exemplos da natureza para transmitir ao povo a boa nova, isto é, a boa notícia da salvação para todos. Ora, e com a morte e ressurreição do Senhor, que assim redimiu o homem, a natureza inteira também foi redimida. Isto afirmou Paulo mais tarde ao dizer que “a criação sofre como em dores de parto”. Portanto, o Senhor amava os seres humanos mas também amava a natureza.

Certamente, tantas tardes preguiçosas em que Jesus, andando pelas margens do Mar da Galileia, ali pelos arredores de Cafarnaum, sentou-se na grama e ficou a contemplar o pôr-do-sol por detrás das suaves colinas que se perdiam no oeste. Talvez seu olhar, tão acostumado a penetrar os corações, tenha se perdido a contemplar algum pássaro voando longínquo no profundo azul do céu.

O mundo está cheio de violência. Todos os dias, temos contato com pessoas violentas e agressivas, sem paciência e sem senso de educação e cordialidade. São pessoas que se acham donas de tudo e de todos, as quais se consideram acima de Deus e dos homens. Este tipo de pessoa acredita cegamente que todos existem para fazer a sua vontade quando assim o desejam. Acreditam e querem que todos façam exatamente tudo do jeito como desejam. Para isso, pouco se importam se estão tratando com uma pessoa, ou seja, um ser humano, ou se estão tratando com um poste de pedra. E felizes são os postes porque são indiferentes à brutalidade do ser humano! O que pessoas assim precisam é aprender a virtude da paciência e, mais ainda, aprender a virtude da humildade. Sem isso, são tão somente a causa de tanta violência e agressividade reinantes na humanidade.

Olhar os lírios do campo e admirar o vôo dos pássaros tornou-se essencial para compreendermos melhor a natureza do ser humano que é perfeito e podermos realmente viver conforme o Senhor nos criou. Deus quer que o ser humano viva e conviva em paz e humildade, com respeito a si mesmo e ao seu semelhante. Deus deseja que o ser humano seja paciente diante das frustrações e correrias do dia-a-dia. Pois, para tudo há um tempo determinado e nada se fará fora do tempo certo.

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário: