quinta-feira, 12 de março de 2009

11 - Josué


Por volta de mil e trezentos anos antes de Cristo, os hebreus chegaram a Canaã liderados por Moisés. Após sua morte, a liderança do povo foi dada por Deus a Josué, a quem coube conduzir os hebreus na conquista e na partilha da Terra Prometida. A conquista de Canaã foi um processo lento e longo, às vezes pacífico, outras vezes violento, que durou cerca de dois séculos e somente terminou nos tempos do rei Davi.

Josué significa “Javé Salva” ou “Javé é a Salvação”. Na transliteração para a forma latina, deu origem ao nome Jesus. Josué era filho de Num, da tribo de Efraim.

Quando os hebreus chegaram a Canaã, encontraram uma terra já habitada por diversos povos que viviam em cidades que tinham total autonomia política e econômica e, muitas vezes, viviam envolvidas em constantes conflitos entre si. Cada uma tinha seu próprio rei e cada uma era independente em relação às outras. Assim, os hebreus tiveram que lutar para conquistar todas essas cidades ou, então, tiveram que fazer alianças com as mesmas para se estabelecerem na Terra Prometida. As famílias dos filhos de Jacó receberam cada uma um determinado território o qual teve que ser conquistado de outros povos que já viviam nele.

O santuário de Guilgal, nas proximidades de Jericó, é o local onde primeiramente se desenvolvem os principais acontecimentos da história de Josué. Em seguida, é apresentada a descrição da partilha da terra entre as famílias e, finalmente, o livro traz o último discurso de Josué e sua morte e a aliança que foi feita em Siquém. Essa aliança foi um compromisso do povo hebreu em servir somente ao Deus Vivo e não se envolver com as práticas idolátricas, exploratórias e imorais dos povos que habitavam em Canaã.

O mais importante da história de Josué é o fato de que Deus deu a Terra Prometida ao povo hebreu, mas este mesmo povo teve que conquistar a terra dada pelo Senhor. Deus deu a terra, mas não suprimiu a iniciativa e a liberdade do povo para conquistá-la. A Terra Prometida foi o fruto da promessa feita a Abraão e foi dom de Deus, mas também foi o fruto da luta e da conquista do povo hebreu. Em outras palavras, Deus dá ao ser humano tudo o que ele aspira, mas requer que cada um batalhe para conquistar tudo que deseja. Deus não quer pessoas de braços cruzados esperando que tudo caia do céu; Deus quer pessoas com braços batalhando na conquista árdua de cada dia, capazes de lidar com as vitórias e com as derrotas.

Josué foi uma pessoa que esteve muito próxima de Moisés, com quem subiu ao Monte Sinai. O hagiógrafo registra que quando Moisés entrava no tabernáculo para falar com Deus, o ainda jovem Josué dali não se afastava. Pode-se afirmar que Josué foi um filho espiritual do grande legislador, de quem sempre esteve ao lado.

Para conhecer esta história em detalhes, leia o Livro de Josué. Na próxima semana, saiba como o povo de Israel se organizou após a morte de Josué conhecendo a história dos Juízes.

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário: