sábado, 7 de março de 2009

04 - Abraão - 1ª Parte


Abraão, o Pai de muitos povos... assim ficou conhecido esse homem que, sem dúvida alguma, hoje é considerado um dos maiores personagens da Antiguidade. A partir dele, desenvolveram-se as três maiores religiões da humanidade, isto é, o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. Até onde conseguem alcançar as pesquisas históricas, arqueológicas e científicas, tem-se como comprovadas as origens da história do povo de Deus até os tempos deste patriarca, que teria vivido provavelmente entre os séculos XXI e XVIII antes da era cristã. Os arqueólogos conseguiram encontrar um contrato em escavações na Babilônia o qual trazia o nome “Abraão”. Após as devidas análises, esse contrato teve sua datação entre 1800 a 2000 a.C. Uma vez que Abraão foi um homem rico, conforme é informado no versículo 2 do capítulo 13 do livro do Gênesis, é possível que haja alguma relação entre este achado arqueológico e o patriarca.

Abrão, do hebraico Avraham ou ‘Abhraham, era filho de Taré. Taré era descendente de Sem, sendo que teve três filhos: Abrão, Nacor e Aran. Ele e sua família moravam na cidade de Ur, na Caldéia, até que decidiu deixar aquela cidade e, levando consigo seu filho Abrão, seu neto Ló e Sarai, esposa de Abrão, foi viver em Haran, mais ao norte da Mesopotâmia, numa região onde hoje se encontra a Turquia. A Caldéia, em cujas terras hoje está localizado o Iraque, ficava numa região no sul da Mesopotâmia, principalmente formada pelas terras da margem oriental do Rio Eufrates. Trata-se de uma extensa planície formada pelos depósitos sedimentares do Tigre e do Eufrates, a qual possui cerca de 250 quilômetros de comprimento ao longo do curso de ambos os rios e cerca de 60 quilômetros de largura. Portanto, era uma terra bastante fértil. Já Haran, localizada onde atualmente é o sul da Turquia, bem próximo da fronteira com a Síria, ficava numa região mais seca e montanhosa. Era uma cidade pela qual passava uma importante rota comercial e, portanto, era um lugar onde caravanas de todo o oriente estavam habituadas a freqüentar.

A história de Abraão, de quem somos filhos na fé e, portanto, herdeiros da promessa que Deus lhe fez, será contada na próxima semana.

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário: