sábado, 7 de março de 2009

06 - Isaac


Sara, esposa de Abraão, deu à luz Isaac quando já estava em idade avançada. Ora, alguns anos antes, Abraão tivera um filho com Agar, sua serva, como era costume naquele tempo quando a esposa legítima era estéril. Quando isso acontecia, o filho gerado pela escrava pertenceria à sua senhora, neste caso, a Sara. O menino nascido de Agar recebeu o nome de Ismael. Entretanto, todo esse processo gerou somente amargura para Sara, pois Agar passou a desprezá-la.

Quando Isaac foi desmamado, Sara disse a Abraão que expulsasse Agar e Ismael, alegando que os dois não seriam herdeiros da promessa juntamente com Isaac. Abraão, muito contrariado e também surpreso com a exigência de sua esposa, expulsou Agar e Ismael. Ora, Ismael também era seu filho. Mas Deus o consolou, dizendo: “Não te preocupes com o menino e com a tua escrava. Faze tudo o que Sara te pedir, pois é de Isaac que nascerá a posteridade que terá o teu nome. Mas do filho da escrava também farei um grande povo, por ser de tua raça.” Assim, Ismael se tornou o pai dos povos árabes, pois Deus cuidou dele em toda a sua vida.

O tempo foi passando e Isaac ia crescendo em graça e santidade. Por essa época, Deus apareceu a Abraão dizendo-lhe: “Toma teu filho, teu único filho a quem tanto amas, Isaac; e vai à terra de Moriá, onde tu o oferecerás em holocausto sobre um dos montes que eu te indicar.” Abraão obedeceu à palavra do Senhor e assim fez. No lugar indicado, onde hoje encontram-se as ruínas do templo de Jerusalém, construiu um altar, tomou Isaac e o pôs em cima para sacrificá-lo. Erguendo a mão para realizar o sacrifício, do céu o anjo do Senhor gritou-lhe: “Não estendas a tua mão contra o menino, e não lhe faças nada. Agora eu sei que temes a Deus, pois não me recusaste teu próprio filho, teu filho único.” Abraão obedeceu e, olhando para o lado, viu um cordeiro preso nos arbustos, o qual ele tomou e ofereceu em sacrifício a Deus. Pela segunda vez, Deus falou a Abraão: “Juro por mim mesmo, diz o Senhor: pois que fizeste isto, e não me recusaste teu filho, teu filho único, eu te abençoarei. Multiplicarei a tua posteridade como as estrelas do céu, e como a areia na praia do mar. Ela possuirá a porta dos teus inimigos, e todas as nações da terra desejarão ser benditas como ela, porque obedeceste à minha voz.” O cordeiro preso nos arbustos, o qual Abraão tomou e sacrificou a Deus no lugar de Isaac, é figura de Jesus, que se entregou à morte para salvar a humanidade. É maravilhoso ver que, cerca de dois mil anos antes, Deus revelava à humanidade este sinal de seu amor incondicional para conosco!

Este fato foi um ato heróico de extrema fidelidade a Deus e obediência ao primeiro mandamento, isto é, “amar a Deus sobre todas as coisas”, o qual mereceu ao patriarca que Deus renovasse com ele sua aliança.

Abraão voltou para casa e Isaac cresceu e se tornou homem feito. Já em idade de se casar, Abraão enviou um servo chamado Eliezer para procurar uma noiva para Isaac. Este servo, após orar a Deus, encontrou Rebeca, filha de Betuel, a qual aceitou casar-se com Isaac e partiu para a casa de Abraão. Lá, Isaac e Rebeca se casaram. Com a graça de Deus, Rebeca concebeu e deu à luz Esaú e Jacó. Rebeca é descrita na escritura sagrada como uma mulher belíssima, gentil e determinada.

Depois da morte de Sara, Abraão viveu ainda muitos anos, conforme narrado no capítulo 8 de Genesis “numa ditosa velhice e em avançada idade e cheio de dias; e foi unir-se a seu povo”. Quando ele faleceu, foi sepultado junto a Sara.

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário: