domingo, 15 de março de 2009

18 - Reis - 1ª Parte


Roboão foi sucedido por seu filho Abiam, Aviyam em hebraico, que reinou em Jerusalém durante o curto período de três anos, entre 914 a.C. e 911 a.C. O hagiógrafo afirma que este curto reinado foi castigo pelos pecados cometidos pelo rei. Abiam entrou em guerra contra Jeroboão e saiu vencedor, tendo conquistado algumas cidades do reino de Israel. Ele teve vinte e dois filhos e dezesseis filhas nascidos das quatorze esposas com quem foi casado. Um desses filhos, chamado Asa, foi seu sucessor.

Asa reinou durante quarenta e um anos em Judá e as escrituras sagradas elogiaram suas atitudes em defesa da fé em Javé. Seu reinado começou em 911 a.C. e terminou em 870 a.C. Ouvindo os conselhos do profeta Azarias, ele combateu as práticas pagãs de idolatria e conduziu o povo à observância aos mandamentos da lei de Deus. Um de seus principais atos foi acabar com a prática chamada de prostituição sagrada, que era típica entre os povos cananeus. Entretanto, não destruiu os chamados lugares altos. Esses eram locais de culto a deuses pagãos. Na área militar e política, ele venceu os exércitos de um general etíope que tentou invadir Judá. Após um longo período de paz de seu reinado, ele fez uma aliança com Ben-Hadad, rei da Síria, o qual já havia firmado aliança com Baasa, rei de Israel. Asa procurava, através da aliança com o rei da Síria, evitar a guerra contra o reino de Israel. O rei sírio rompeu a aliança firmada anteriormente com Baasa. O profeta Hanani condenou essa aliança e Asa se enfureceu com ele, terminando por prendê-lo. Por essa época, o rei já não agia mais conforme a vontade do Senhor e, após dois anos enfermo, ele morreu. Contudo, de uma maneira geral Asa é considerado um dos melhores reis de Judá. Seu sucessor foi Josafá.

A situação dos reis de Israel não era muito diferente. Nadab, Nadav em hebraico, reinou somente durante dois anos, por volta de 910 a.C. e 909 a.C. Seu reinado, embora curto, foi marcado por muitos pecados. Ele foi morto por Baasa, da tribo de Issacar, durante uma conspiração, o qual também eliminou toda a sua família. Com isso, a família de Efraim foi extinta.

Baasa, nome que significa “aquele que ouve Baal”, subiu ao trono de Israel após ter assassinado Nadab. Seu reinado durou vinte e quatro anos, tendo começado em 908 a.C. e se estendendo até 885 a.C. Foi um reinado marcado por guerras e pecados de idolatria. O seu sucessor foi seu filho Ela. Durante seu reinado, a capital de Israel foi a cidade de Tersa. A propósito, Baal era um deus pagão cultuado em Canaan. “Todo membro da família de Baasa que morrer na cidade, será comido pelos cães; o que morrer no campo, comê-lo-ão as aves do céu” foram algumas das palavras que Deus falou a Baasa pela boca do profeta Jeú.

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário: