sexta-feira, 6 de julho de 2007

Quem Ama


Ao refletir sobre o versículo trinta e nove do primeiro capítulo do Evangelho de Lucas, um escritor anônimo afirmou que “quem ama supera todos os obstáculos para servir à pessoa amada”. Ele estava certo em suas palavras! Assim como Lucas contou-nos que a jovem “Maria levantou-se e pôs-se apressadamente a caminho da região montanhosa para a casa de Isabel”, não deixando que as dificuldades de uma viagem como essa fossem obstáculos ao seu desejo de servir e de estar presente na vida daquela a quem amava, devemos também nós permitir que a graça de Deus aja em nosso coração e nos ponha a caminho.
A caminho de quê? É a interrogação que muitas vezes brota de nós mesmos enchendo nosso olhar de desânimo. Nesse momento, é preciso que o amor seja mais forte e maior do que qualquer questionamento. É preciso que o amor nos faça deixar tudo e sair às pressas para prestar auxílio à pessoa a quem amamos. O amor é extremamente transformador e arrebatador e, quando permitimos, age de maneira magnífica em nossa vida.
Ora, tantas vezes já fomos acordados por um telefone no meio de uma noite chuvosa e, apressados, nos levantamos e saímos em auxílio de quem precisa de nossa ajuda. Tantas vezes uma criança busca em nós quem a ensine simplesmente a andar de bicicleta e, com paciência, deixamos tudo de lado e a ajudamos. Outras vezes, abrimos mão de todos os nossos compromissos para somente escutar alguém que precisa ser ouvido e, então, escutamos durante horas o que nos diz. São estes apenas três pequenos exemplos que confirmam o que o evangelho nos diz. Do mesmo modo como Maria fez, também faz igual a ela quem age assim. É o amor de Deus, o amor maior de todos, agindo em nosso coração e nos levando a fazer o que é da vontade do Senhor. É por causa do amor que alguém é capaz de se levantar no meio da noite para ajudar o outro, porque nada no mundo seria capaz de justificar uma atitude tão incondicional como esta.
Jesus se entregou à morte na cruz sem exigir nada em troca, na mais pura e incondicional atitude de doação. Ele sabia que muitos nunca entenderiam isso, que muitos não levariam a sério, que muitos não dariam o menor valor ao que ele fez... mas, acima de tudo, ele se entregou por amor a todos, mesmo àqueles que não o entendessem nunca.
Eu acredito que Jesus se levantou às pressas durante uma noite fria para ajudar quem precisava, existissem bicicletas naquela época e ele teria ensinado muita criança a andar e, todos nós sabemos, ele sempre escutava com amor e carinho quem o procurava para apenas conversar.


Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário: