quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

A Importância de Ler e Escrever


Vivemos numa cultura grafocêntrica e, portanto, a leitura é visto como algo bom que é capaz de oferecer condições de ascensão social. Porém, ter acesso à leitura não é algo igualmente possível para todas as pessoas. Pessoas de classe social mais elevada, obviamente, possuem todas as condições para desfrutar da leitura, enquanto que as pessoas de classe social mais baixa têm dificuldades de acesso à mesma. Para piorar mais ainda este contexto, vivemos num país que não desenvolveu uma cultura de valorização do livro e de incentivo à leitura. Em, nosso país dá-se mais valor à cultura do áudio-visual, representado primeiramente pelo rádio e, hoje em dia, pela televisão.

Ora, se vivemos numa sociedade grafocêntrica, na qual ler e escrever são requisitos básicos para que cada um se realize plenamente como pessoa humana capaz de agir e transformar o meio em que vive e capaz de interagir com os seus semelhantes. Ao dominar de forma eficiente a leitura e a escrita, é possível a melhoria das condições de vida social, política e econômica do indivíduo. Caso contrário, a pessoa é lançada impiedosamente à margem da sociedade. Neste sentido, há outros fatores que também devem ser considerados mas, de uma forma geral, a marginalização oriunda da incapacidade de ler e escrever é a raiz de muita miséria e condições submiseráveis que transformam o ser humano num verdadeiro bicho.

De qualquer forma, é preciso ter consciência de que existe um processo interativo entre texto e leitor. Daí se conclui que ler não é um ato passivo, mas uma interação dinâmica entre o leitor e o texto. Assim, por ser uma interação dinâmica, a leitura é um processo político, pois ela é um instrumento de reprodução e também um espaço de contradição.

Neste sentido, considere-se o fato de que nos primeiros tempos da Igreja os discípulos sentiram a necessidade de registrar por escrito as palavras de Jesus enquanto esteve pregando na Galileia. Tinham consciência de que os ensinamentos do Senhor somente seriam transmitidos às gerações futuras através da escrita e da leitura. E, mais ainda, a escrita do que o Senhor disse a eles se manteria sem alterações de doutrina e sentido, já que a transmissão oral naturalmente vai acumulando ao longo do tempo as impressões próprias de quem a transmite.

Jesus aprendeu a ler e a escrever; os judeus, de uma maneira geral, davam grande importância ao aprendizado da leitura e da escrita. Se naqueles tempos antigos já se pensava assim, quanto mais hoje em dia, com tantas facilidades, deve-se agir para que todos possam aprender a ler e a escrever.

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário: