sábado, 20 de fevereiro de 2010

A Graça de Deus


O refrão de uma música muito conhecida diz que “a Tua graça é maior que a vida”, Senhor! A vida é o dom maior que Deus dá ao ser humano e, ainda assim, Ele vai além e dá também a graça. E a graça de Deus é maior que a vida!

Jesus, que é Deus o qual assume a natureza humana e a leva de volta à perfeição, como fora por Ele criada em santidade e pureza, é “cheio de graça e fidelidade”. Maria é cheia de graça, como foi chamada pelo anjo. Assim, estar cheio de graça é realizar em perfeição a natureza humana, de forma que esta reconhece a si mesma plenamente humana diante de Deus e, então, Deus a torna plena e a realiza em total perfeição novamente. Dá-se, então, um laço eterno entre o Criador e a criatura, entre o Pai, que é Deus eterno e onipotente, e o filho, que é o ser humano elevado à dignidade da convivência face a face com o seu Deus e Senhor.

A graça de Deus é o que plenifica o ser humano em todos os aspectos; a graça de Deus é o que faz o ser humano realmente ser pessoa à imagem e semelhança de seu Criador. Sem a graça de Deus, a vida esvazia-se e, com a graça de Deus, a vida torna-se plena e realiza-se por inteiro. A graça de Deus conduz o ser humano novamente ao estado em que foi criado, isto é, o estado em que pode contemplar o seu Criador face a face, em santidade e harmonia, num estado de plena realização e comunhão diante da presença do Senhor Deus.

A graça de Deus é um estado de total entrega à vontade do Senhor, com absoluta confiança Nele e plena certeza de Ele é tudo que importa na vida. A graça de Deus é a única coisa capaz de preencher a alma com tudo de que esta necessita infinitamente, ou seja, o amor incondicional e a paz verdadeira, os quais somente Deus pode dar.

Não há felicidade nem bem estar na vida que possa ser encontrado no mundo que consiga subsistir sem a graça de Deus. Tudo cai no vazio e no nada quando não há a graça de Deus. Ora, Deus é o Absoluto, o Criador que do nada tira a criação inteira e mantém tudo existindo por sua vontade e infinito amor. Assim, a criação inteira reflete a glória de Deus e anseia por sua graça, a qual é a única coisa que pode permitir que a mesma volte à contemplação de seu Criador.

Somente na graça de Deus o ser humano pode estar em comunhão com o seu Criador, vivendo plenamente em verdade, santidade e humildade. A graça de Deus abre o coração do ser humano para entender a vontade do Senhor e, desta forma, aproximar-se Dele como amigo. Jesus mesmo afirmou certa vez “Eu os chamo de amigos” para mostrar que aqueles que estão vivendo na graça de Deus podem participar de sua intimidade.

A graça de Deus dá-se quando o ser humano diz, como Maria e tantos profetas e santos, conhecidos e anônimos, disseram: “Eis-me aqui, Senhor! Faça-se em mim conforme a tua vontade.” Nesse momento, acontece a realização plena do ser humano!

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário: