sábado, 19 de dezembro de 2009

A Virtude da Esperança


“Espera no Senhor!” Eis o que um antigo escritor, quem sabe terá sido um profeta, afirmou há muitos séculos atrás. Como numa noite escura, daquelas em que a tempestade aterroriza o mundo inteiro, a esperança de que a noite avança e caminha rumo à aurora é mais forte do que a tormenta. A esperança de que o sol vai nascer radiante e vencerá, ao surgir, as nuvens negras, é uma certeza que consola o coração. Como o sol que desponta e ilumina a escuridão, a esperança em Deus vence toda e qualquer treva que envolve a alma.

A vida humana é frágil, curta e repleta de desafios, tristezas, frustrações, perdas, aflições, preocupações, solidão e dor. Cada dia traz consigo a incerteza e a incapacidade como algo constante ao viver humano. Tudo é um desafio que não se acaba, desde o momento do despertar até o momento de adormecer. As horas correm preenchidas com afazeres, correrias, discussões, escolhas e perdas, num ritmo inclemente. O tempo vai passando e, por ser um carrasco impiedoso, vai dando fim à doçura da vida, à beleza da amizade, à nobreza da solidariedade e inocência da alma. E o que fazer diante de tudo isto?

A vida humana é forte, pois há no coração de todo homem o desejo infinito de viver e permanecer vivo.

A vida humana possui sobre a terra o tempo que Deus considera o necessário e suficiente para o homem andar em seu caminho e rumar à morada eterna para gozar da vida eterna na presença de seu Criador.

A vida humana é repleta de vitórias, conseguidas muitas vezes a duras penas mas, por isso mesmo, muito valorosas e dignas.

A vida humana é cheia de alegrias, realizações, conquistas, contentamento, conforto, amizades e felicidade. Cada dia traz consigo a maior dádiva de Deus ao ser humano, isto é, a dádiva da vida.

A vida humana é mais completa quando se faz em meio à solidariedade e à amizade. Os laços de amor baseados na pura e simples amizade entre os seres humanos são como que uma sustentação firme durante a caminhada rumo à eternidade. O amor que nasce e se desenvolve baseado na amizade é um reflexo do amor de Deus para com o ser humano.

Por tudo isto, a vida humana é um ato de esperança contínuo. Esta esperança é o que, em conjunto com tantas outras dádivas de Deus, preenche o coração do homem e ergue seu espírito em direção à contemplação de seu Criador.

É a esperança o que é capaz de sustentar a vida em todo o tempo em que esta se desenvolve e se mantém. Nos momentos de dor, é a esperança que consola o coração e lhe dá forças para seguir lutando. Nos momentos de alegria, é a mesma esperança que também faz o coração ser mais leve e grato.

Deus, que nunca deixa o ser humano desamparado, mostra-se presente nesta virtude, a qual é um dom também gratuito do Senhor. Tudo que Deus fez foi por amor gratuito e tudo o que Deus colocou no coração do homem também foi por amor gratuito. A esperança, então, é uma forma de manifestar-se este amor gratuito do Senhor para com seus filhos. Ela é como a voz do Espírito Santo afirmando ao mais íntimo da alma humana a certeza de que Deus está ali ao seu lado.

Portanto, que cada ser humano saiba “esperar no Senhor” com a firme certeza de que o seu Deus e Criador nunca o deixa abandonado.

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário: