segunda-feira, 18 de maio de 2009

31 - Isaías - 2ª Parte


O chamado Segundo Isaías, formado pelos capítulos 40 a 55 do Livro de Isaías, foram escritos por um profeta anônimo na época do exílio na Babilônia. A mensagem central é a esperança e a consolação. Portanto, trata-se de um profeta que viveu no século VI a.C.

Enquanto permaneciam na Babilônia, os judeus ansiavam por retornar à sua terra. Para o profeta, o fim do exílio é visto como um novo Êxodo, sendo que, assim como foi no primeiro, é Javé quem será o condutor dessa nova libertação. Ao Povo de Deus convertido, mas oprimido, o profeta chama de “Servo de Javé”. Alguns séculos mais tarde, este título será atribuído a Jesus, o justo que morreu por nossos pecados.

Em meados do século VI a.C., o rei persa Ciro começou a dominar a Ásia Menor. Em 539 a.C., ele conquistou a Babilônia. Após essa conquista, ele permitiu que os exilados que lá estavam retornassem às suas terras e readquirissem sua identidade cultural e religiosa. Para o profeta, Ciro torna-se um instrumento de Javé para a libertação do povo oprimido. Ao mesmo tempo em que proclama a libertação dos hebreus, o profeta profere a sentença de Deus sobre a grande potência que era a Babilônia e afirma que ela será destruída.

Ao ler estes capítulos do Segundo Isaías, especialmente os textos que falam do Servo de Javé, é impossível não nos voltarmos para a contemplação de Jesus e a meditação sobre sua paixão, morte e ressurreição. Os quatro cânticos do Servo de Javé são como uma descrição exata dos últimos momentos da vida de Jesus em Jerusalém.

Assim como explicou as escrituras para os discípulos que seguiam para Emaús, que o Senhor, em sua misericórdia, abra nossa coração para compreender a sua palavra de vida e santidade!

Nilson Antônio da Silva

Nenhum comentário: