terça-feira, 23 de junho de 2009

Jesus e os Amigos


Deus dá um valor infinito à amizade. Deus sempre se fez amigo do homem da maneira perfeita, isto é, vivendo e fecundando a amizade pura que se realiza através da incondicionalidade. Amizade incondicional é aquela que se faz e que se vive simplesmente por puro amor, sem nada exigir em troca, mas tão somente vivendo para o outro de forma total. Palavras difíceis estas, não?

O ser humano, geralmente, busca antes a si mesmo, ou seja, o que conta em primeiro lugar é satisfazer as suas próprias vontades. Então, como se entregar incondicionalmente a uma amizade? Mas, se entregar-se, como não querer nada em troca?

Muitas vezes, os desentendimentos entre amigos, entre familiares, entre namorados e esposos, veem justamente de não se conseguir viver plenamente a amizade. As pessoas não compreendem o que é a amizade e, portanto, não a cultivam. O Padre Zezinho já cantava que “amor que é amor nunca morre...” Mais adiante, continua dizendo que o mesmo amor é como um jardim, cujas roseiras se não cultivadas, murcham e secam. Assim, cultivar a amizade e fazer com que floresça viçosa durante o tempo todo, é uma atitude saudável para a vida.

Talvez me perguntarás, caro leitor, com o que cultivar a amizade... que tal começar com um pouco de compreensão. Compreender as fraquezas, limitações e naturais falhas dos amigos é, sem dúvida alguma, o primeiro e mais importante passo. Todos nós somos iguais e, portanto, não podemos esperar que nossos amigos sejam de aço e que não tenham momentos de fraqueza como nós temos. Eles são iguais a nós e nós somos iguais a eles porque somos humanos.

Em seguida, muito ajuda a fazer florescer uma amizade um bocadinho de doação. Doação de si mesmo. Doação do tempo seu para os amigos. Doação de um pedaço de sua vida, de sua alma, para os amigos. Esta é a parte mais fácil de fazer, não é? Abrir mão de seus afazeres, às vezes somente para cultivar as amizades... todo mundo consegue fazer isso o tempo todo!

Finalmente, amar os amigos como Jesus amou os seus amigos. Como o Senhor amou os seus amigos? Ele os compreendeu plenamente, ele os aceitou plenamente do jeito como eram, ele não exigiu nada em troca de sua amizade senão amor. E, por fim, entregou a própria vida por eles, por cada um deles e também por cada um de nós. Claro, Jesus também teve amigos que não o compreenderam e nem aceitaram a sua amizade gratuita e, mesmo assim, ele acolheu a todos. E continua acolhendo a todos, em todos os tempos e em todos os lugares!

Jesus é o modelo da amizade perfeita, pura, gratuita, desinteressada, cuja única expectativa é o amor. O amor incondicional, que é por natureza gratuito, é o único e mais salutar adubo para fecundar e fazer florescer a amizade entre as pessoas.

Nilson Antônio da Silva

Um comentário:

blog da dany disse...

Parabéns pelo seu blog, Nilson está muito bonito. Abraços.
Daniele